sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Psicologia do Desemprego

Estava pensando em fazer esse post porque é como tenho me sentido nesses últimos dias já que desde Novembro voltei a procurar emprego mas como a Ingrid já fez, de qq forma vou postar para fortalecer a indignação por um país tão pobre de governo!
Como a maioria sabe, me formei pela Universidade Santa Úrsula/RJ em Psicologia no ano de 1998. Logo depois, entrei na Cândido Mendes para fazer uma pós em Recursos Humanos que era o que eu realmente sonhava em fazer da vida. Entrar para uma pequena empresa, pular para uma média e enfim, acabar quem sabe num RH de uma grande empresa como Analista de RH. Ai, sonho meu...
Depois de muito correr atrás e tentar e nada, acabei indo trabalhar numa loja super conhecida no Brasil - a IMAGINARIUM. Trabalhei na loja de Icaraí por 4 anos intercalados por idas e vindas pois sempre que surgia uma oportunidade que parecia ser melhor eu saia e no fim, sempre acabava voltando...
Isso é que me deixa indignada. A vida de uma pessoa de nível superior é de, no mínimo, 21 anos de estudo se contarmos desde o maternal que é qdo vamos para a escola para começarmos a aprender o básico! Para quem faz uma pós, soma-se então mais 2 anos e assim vai... MBA, mestrado, doutorado, pós-doutorado...
Com doutorado eu não me recordo, mas com mestrado, conheço gente que não se realizou profissonalmente. O que chamo de realização profissional não é tão somente fazer o que gosta mas tb poder se sustentar com a profissão. Ter uma vida digna de tamanho investimento, afinal, são 21 anos da vida de cada um.
Esses dias estava falando com uma amiga e estávamos justamente conversando sobre isso. Ela me contou uma "piada". Disse que estava aplicando para várias empresas e foi chamada para uma entrevista em uma delas. Assim que a entrevista terminou, o entrevistador começou a descrever as funções e os horários. De segunda à sexta, 8 hs por dia. Ela deveria suprir a função dela sendo que, "se fulano precisar vc cobre, se cicrano precisar vc cobre, se beltrano precisar vc tb cobre, se a secretária não puder, vc atende o telefone, abre a porta, atende o cliente, e faz todo dia 1 hora extra sem remuneração ou folga (ou seja, de 8hs às 19:00hs - 10 hs por dia)." O mais importante: R$413,00 reais de salário já com os devidos descontos. TEM CABIMENTO!!! A resposta dela cheia de classe foi a seguinte: "Senhor, apesar de interessante, eu não poderei aceitar a proposta pelo seguinte motivo: eu tenho uma empregada que trabalha para mim 3 X na semana que entra às 8 hs e sai no máximo às 16:00 hs e pago à ela R$420,00 por mês mais as passagens. Eu não tenho como pagar para trabalhar!" Inacreditável uma proposta dessas!!!!!!!! Chega a ser indecente!
Não aceito de forma nenhuma uma pessoa com 3° grau ganhar seja em que área for, a mesma coisa que um técnico por exemplo que só tem o 2° grau especializante e já vi casos de ganhar até menos. Não aceito uma pessoa que investiu não somente tempo e neurônios mas tb dinheiro (e não foi pouco) e não ter sequer direito a ter o seu direito básico prezervado que é o de ter saúde, educação, moradia, alimentação e lazer para si e sua família. Já que o governo não oferece nada disso, vamos parar para pensar e calcular. Plano de saúde+dental para 3 pessoas em qto particular = R$600,00; boa escola para o filho (único) = R$500,00; aluguel em uma área boa de Niterói (boa, não exelente!) = R$1200,00 com taxas; alimentação então nem se fala. É muito relativo mas tirando como uma média daqui de casa (2 adultos e 1 criança), as compras do mês + a semanal (perecíveis) também sai por uns R$400,00 se não for mais! Lazer acho melhor a gente nem contar né pq em qq saidinha com criança ou só com marido já vão pelo menos R$50,00 na pão durice... se for então uma viagenzinha de fim de semana com 3 cabeças, gasolina, comida e hospedagem não sai por menos de 500,00. Então, somando tudo isso, esse deveria ser o salário mínimo né? kkkkk Tirando a viagem e o lazer que se torna então esporádico...sai do bolso de uma pequena família por mês a pequena bagatela de R$2700,00. Agora, é ou não para desanimar? Me diz quem ganha isso por mês hj em dia aqui no Brasil? Quer perguntar aos universitários? kkkkkkk
E assim vai um desabafo de mais uma desempregada...
Mas como a própria Ingrid fala: Sonhar é Preciso!!!!

5 comentários:

Lucia disse...

E'... assim fica dificil. A minha empresa e' conhecida por pagar muito bem os funcionarios e melhor que isso... respeita-los pois sabe que sao os funcionarios quem a faz sucedir. E' uma pena mesmo uma pessoa ter essa educacao toda e nao conseguir ir em lugar nenhum.

Mas eu trabalhei pra uma compania minuscula que tb nao me pagava decentemente. Resultado: so fiquei la por muito pc tempo ate achar outro melhor. Assim que consegui me mandei, por mais que eu gostasse do trabalho e das pessoas. La nao tinha pra onde subir alem da mixaria de salario. Sai correndo...

bjos

xxx disse...

Maravilhoso esse post. Compartilho da sua indignação... esse nosso país é de miseráveis mesmo. Não dá para imaginar uma pessoa tão qualificada desempregada em qualquer outro lugar do mundo. Educação, ensino e cultura são o que movem o país para frente... e se o governo e as empresas não sabem valorizar isso, a tendência é o país afundar cada vez mais...

Mas não desista. Nada na vida é por acaso, vamos conseguir nos realizar profissionalmente. Fé em Deus!
Beijinhos!

Anônimo disse...

Caramba que delícia de texto... é vejo que é escritora mesmo... tomara que um dia publique um livro legal aí!!! Não esquece de me convidar para o dia do lançamento!!! Beijão!!!! E é assim... exemplo os governos preferem que os que ralam fiquem falidos em vez dos bancos...a lógica sempre é quem vai ganhar sempre são os perversos no poder... e ainda fazem-se de bonzinhos com "projetos sociais" peraí...vai enganar... Só Deus olha por nós!!!

Nogueira (Alveri F) disse...

e tem mais... a coisa vai piorar. Quem ainda pensa que faculdade, ou algo a mais é uma forma de realização profissional, está muito enganado, isso tudo está passando a ser uma forma de sobrevivência. Estou desempregado a 4 meses, desisti da faculdade por esse motivo tb, já estava indo para o 7 semestre. Fiz um calculo rápido, iria necessitar mais uns 40.000,00 para me formar. O melhor salario oeferecido que encontrei era de R$ 500,00 bruto, mas tinha um porem, precisava ser formado, acreditam? Assim eu precisaria de uns 14 anos nessa empresa para tirar o investimento apenas do curso superior(esse periodo todo sem me alimentar). O mais triste de tudo, que o negócio só tende a piorar. O negocio é demitir a empregada, nao fazer filho, se fizer vai para a escola publica, e construir uma meia água num barranco ai. Talvez sobre uns trocos para o arroz e o feijao!
E filho meu que disser que quer fazer faculdade, vai tomar uma tunda para nunca mais dizer esse palavrão ehehe, brincadeira!

se quiserem bater mais um papo meu msn alveriflores@hotmail.com

Abraços!

Leitora disse...

Olá! Estou também a estudar Psicologia, em Lisboa. Sou portuguesa mesmo.

E é curioso, ou não, pensar que estamos exactamente na mesma situação. Saiu hoje na imprensa nacional que o curso de Psicologia é dos que tem uma mais elevada taxa de desemprego. Cerca de 50% dos formados estão desempregados. E, daqueles que estão a trabalhar, há bastantes que trabalham como voluntários.

Aqui ao lado, de onde eu moro, há um hospital público, onde o Serviço de Psicologia funciona à conta de uma psicóloga (devidamente formada), que trabalha como ''''voluntária''''. O que significa que faz o mesmo trabalho que um profissional pertencente aos quadros de pessoal do hospital faria. A questão é que não faz parte dos quadros, nem nunca fará.

Já passam 3 anos desde que entrou no Hospital. Quando será contratada?, Nunca!!

Mas, se pensarmos bem, quem trabalha de graça não se afirma. Se o Hospital tem uma pessoa que trabalha de livre vontade sem ser paga, para que há-de o Hospital pagar-lhe??

Vou para o 3.º ano, e estou muito desiludida. Não só com aquilo que tenho aprendido (pouco), quanto com o facto de saber como as coisas estão.

E também irei para a área de Recursos Humanos. Ou penso eu que irei, porque o mais provável é terminar como caixa de um supermercado. Pelo menos lá, tenho salário.

A tabela salarial em Portugal implica que um psicólogo com 0 anos de experiência receba 740 € mensais. O salário mínimo nacional é +/- 430 €.

Com 24 anos de experiência... não se chega a mais de 1400 € mensais. 1400 € mensais ganha um gerente de um qualquer McDonald's.. muitas vezes, nem é necessário curso para tal.


Depois de tudo isto, pergunto-me o que estamos nós a estudar?