sexta-feira, 20 de junho de 2008

Ora pois...

Não sei se cheguei a contar para vcs que estou tentando tirar minha cidadania portuguesa. Meu avô era português, então, na verdade, eu vou tentar me naturalizar já que meu pai não tirou sua cidadania. Estou há um tempão correndo atrás disso e estava faltando uma informação sobre meu avô já que o consulado pede a certidão de nascimento e sinceramente, se não fosse por um "amigo" que mora em Portugal, eu teria que ir lá para resolver isso. Aliás, além da minha amiga Karen, que tb tirou a dela, ele foi quem mais me ajudou me dando dicas de onde poderia conseguir as informações que o consulado em Lisboa precisava para emitir a certidão de nascimento do meu avô.
No meu caso, como pulou uma geração, eu só tenho direito a uma nacionalidade e não às duas. Mas sinceramente, não estou me importando nem um pouco. Não que eu não goste do meu país! O amo de paixão. Mas cá entre nós, fazer parte da comunidade européia, poder ir e vir sem sofrer preconceitos por ser brasileiro e taxado como trambiqueiro é o sonho de qualquer um!!!
Há 1 mês atrás ele me disse para eu ir no Arquivo Nacional aqui no Rio onde provavelmente eu encontraria essas informações. Qdo cheguei lá, os funcionários até me desanimaram dizendo que muita gente vai lá em busca desse tipo de informação mas quase ninguém consegue (cidade, bairro onde nasceu, qdo veio para o Brasil...). Enfim, já estava lá e não me custava tentar né?
O prazo era de 1 mês e ontem eu voltei lá para ver o resultado e não é que tinha tudo e mais um pouco?! Tinha até as digitais dele, questionário da imigração e inclusive o 1° contrato social de um comércio que ele tinha. Incrível!!! saí de lá com um sorriso de canto a canto do rosto...
Agora, é só dar entrada em alguns documentos aqui que levam em média uma semana e dar entrada no meu pedido de naturalização!!!
E vamos lá!!!

Bjos


Um comentário:

Lucia disse...

Ai que legal, querida! Quero sim que voce saia do Brasil, sei o quanto quer isso! Vai atras mesmo, quem sabe ate ano que vem voce ja nao estara na Europa? Ai ficara mais facil fazermos aquela viagem pra conhecer os castelos medievais. Boa sorte! bjos